quinta-feira, 10 de março de 2011

O fim do visto americano para os brasileiros e a Previdência Social.


Pode estar chegando ao fim um dos maiores tramites burocráticos que os brasileiros têm que enfrentar quando resolvem ir aos EUA! O fim do carimbo do visto no passaporte! Quem já tentou obter um visto sabe de todo tipo de dificuldade a que estou me referindo e dos custos decorrentes desta verdadeira epopéia também. Fora que muitos já tiveram seus planos de ir a America frustrados pela negativa do visto e outros tantos pior ainda, recorreram aos terríveis caminhos tortuosos que levam a cruzar a fronteira dos Estados Unidos de forma ilegal.Mas todo esse história pode estar chegando ao fim a partir da vinda do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, ao Brasil, ele sua esposa Michele e suas filhas Sasha  e Malia chegam ao país na noite da sexta-feira (18) trazendo uma comitiva com quase mil pessoas, entre seguranças, assessores e secretários. Obama vem para fechar uma série de acordos com o governo brasileiro e visitar pontos turísticos no Rio de Janeiro.O tom do discurso que Obama fará no Brasil é altamente elogioso quanto ao país e portanto nossos diplomatas dizem acreditar que os elogios devem ser revertidos em uma ação concreta em favor do país na forma do fim da obrigatoriedade de visto para brasileiros que viajam aos Estados Unidos.Estão sendo considerados vários fatores, de acordo com Roger Dow, presidente da US Travel Association,. Quando a rejeição de vistos recua a menos de 5%, o país se habilita a entrar no Visa Waiver Program, que dispensa a necessidade de carimbo no passaporte. Outro fator importante é numérico/financeiro: no ano de 2009, 890 mil brasileiros gastaram R$ 4,4 bilhões nos Estados Unidos, dando ao Brasil a 7ª posição no ranking dos maiores visitantes. No ano passado, o número de brasileiros saltou para 1,2 milhão.Estimasse que com o fim da exigência do visto podem vir a ser gerados  R$ 10,3 bilhões em receitas extras para os americanos, cálculo este feito pela US Travel Association. Ora, não se pode em tempos de crise rejeitar uma possibilidade de aumento de receita como este!
Entre os acordos que serão assinados, um é especialmente importante para os cerca de 1 milhão de brasileiros que trabalham nos EUA. É que eles deverão ser beneficiados pelo acordo de cooperação na área de Previdência Social. Por esse programa, aquele que paga a Previdência nos EUA e resolver voltar para o Brasil, poderá resgatar o que pagou no território americano.Ou seja, a visita de Obama ao Brasil deverá render frutos para ambos os lados! Vamos torcer e aguardar os acontecimentos!
Para os que acompanham o guarda roupa fashionista da First Lady, aviso: Estaremos de olho!Vamos acompanhar os detalhes da primeira visita de Barack Obama ao Brasil.



Fonte: OESP, Portal R7.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...